A Educação Financeira é importante e deve começar na infância

Através de dicas e livros, é possível ensinar o valor do dinheiro e evitar problemas futuros

Conversar sobre dinheiro para alguns pais pode ser difícil ou “estranho”, já que muitos não sabem como abordar esse tema para os filhos. E dizer “não” muitas vezes também pode soar como “culpa” por negar o desejo da criança. Mas até que ponto podemos comprar?

Muitos especialistas já orientam aos familiares que a prática da educação financeira deve começar na infância, fase em que as crianças absorvem e observam tudo. E uma maneira de mostrar o valor do dinheiro é colocar os sonhos em objetivos de curto, médio e longo prazo.

Esses objetivos vão ensinar que a criança pode ter tudo que ela quiser, porém com o tempo certo de cada coisa e dando a importância certa ao dinheiro dos pais. Outra dica, é que você seja um exemplo para a criança, mostrando que a felicidade vai além das compras e que elas devem ser controladas.

É importante lembrar que as crianças estão a todo instante sendo bombardeadas de informação e anúncios, e muitos deles, despertam a vontade de consumir. O papel dos pais é mostrar que os sonhos vêm em primeiro lugar e que esse acordo vai além de uma regra, é uma negociação.

Um dos livros recomendados é o “Dinheiro compra tudo?” da autora Cássia D’Aquino. O livro infantil conta o começo das trocas mercantis, surgimento das moedas, além de trazer brincadeiras e adivinhações para lidar com o dinheiro. Outra dica é usar o cofrinho e estipular metas para o uso.

Esses recursos são alguns passos para a formação de uma vida financeira equilibrada para pais e filhos, ajudando na educação das crianças e evitando comportamentos negativos.

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/5-livros-superlegais-para-voce-ensinar-educacao-financeira-ao-seu-filho/
https://paisefilhos.uol.com.br/familia/educacao-financeira-4-dicas-para-ensinar-seu-filho-a-lidar-com-dinheiro/

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/familia’>Família foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

https://br.freepik.com/fotos-gratis/garoto-ganhando-dinheiro-para-o-futuro_2766009.htm#page=1&query=poupar&position=19

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *